Você sabe o que é um funil de vendas e como ele pode trabalhar a seu favor?
O funil de vendas é uma das ferramentas primordiais para quem deseja ter um resultado satisfatório no marketing digital.
Ele possibilita que você consiga atrair a atenção do seu público alvo e conduzir de forma automática até o momento que a venda é realizada.
Se você é uma pessoa que está iniciando no marketing de afiliados ou na criação de infoprodutos, este é um tópico fundamental para você utilizar nas suas estratégias.
Portanto, fique comigo até o final deste artigo que vou te explicar exatamente o que é um funil de vendas, e também alguns conceitos importantes como escala de consciência e jornada de compra.
Conteúdo
- 1 O que é um funil de vendas?
- 2 Por que é tão importante criar um funil de vendas?
- 3 Entenda o que é escala de consciência
- 4 Entenda o que é uma jornada de compra
- 5 Quais são as etapas da jornada de compra (Modelo AIDA)?
- 6 Quais são as etapas de um funil de vendas?
- 7 Como utilizar um funil de vendas
- 8 Conclusão
O que é um funil de vendas?
Podemos entender um funil de vendas como o percurso que uma pessoa realiza desde o conhecimento do problema até a ação para resolver este problema.
Ou seja, o funil de vendas é o que conduzirá o seu possível cliente por um caminho até ele efetivamente comprar a sua solução.
Portanto, para se ter um funil de vendas implementado de forma correta, ele deverá cuidar de informar o possível cliente sobre o problema que ele tem, mostrar as formas de solucioná-lo e, posteriormente, oferecer a solução de forma que o convença a comprar a sua ideia.
Antes de explicar como funciona o seu funil de vendas, é importante que você também conheça dois conceitos muito importantes, que são a escala de consciência e a jornada de compra.
Então vou explicar brevemente esses dois conceitos para que você consiga entender o funcionamento do funil de vendas.
Por que é tão importante criar um funil de vendas?
Antes de mais nada, quero deixar claro para você a importância de criar um funil de vendas, porque esse é o maior motivo pelo qual muita gente deixa de vender muito na internet.
Muita gente entra no marketing digital de infoprodutos acreditando que é somente criar anúncios de seus produtos que as vendas acontecem. O problema é que isso é muito improvável que ocorra de forma tão natural como se imagina.
Ou seja, são muito raros os casos que uma pessoa irá ver um simples anúncio e colocará a mão no bolso para comprar um produto, sem ao menos conhecer a procedência.
E digo mais… Muitas das vezes essa pessoa nem está pensando em adquirir algum produto relacionado àquele problema, mesmo que seja algo que fará uma grande diferença na vida dela.
Portanto, a função de um bom profissional no mercado digital é conduzir essa pessoa até que ela tenha a total certeza de que aquela solução trará benefícios.
E é exatamente isso que o funil de vendas realiza de forma automática, deixando o nosso trabalho muito mais fácil e escalável.
Então, entenda que quando o seu funil estiver em execução, o seu trabalho será apenas encaminhar o seu possível cliente para “dentro do funil”, e ele conduzirá o seu cliente até o momento da compra.
Entenda o que é escala de consciência
Antes de falarmos sobre o funil de vendas, vamos esclarecer o que é escala de consciência.
Existem alguns tipos de pessoas que poderão se interessar por um produto que você esteja oferecendo. Podemos definir essas pessoas da seguinte forma:
- Não sabem que tem um problema (ou não estão preocupados com isso).
- Sabem que tem um problema, mas não conhecem a solução.
- Conhecem a solução, mas não sabem que VOCÊ tem essa solução.
- Conhecem você, conhecem a sua solução, mas ainda não decidiram se querem comprar de você.
- Querem comprar de você.
Coloquei essas classificações nessa sequência para deixar meio óbvio: É mais fácil vender de quem já quer comprar de você, e mais difícil de vender para quem nem sabe que tem o problema, correto?
Ou seja, essas classificações são o que chamamos de escala de consciência.
Portanto, podemos entender até o momento que o objetivo do funil de vendas é conduzir as pessoas que não sabem que tem um problema, até o momento que elas querem comprar de você.
Aliás, o “caminho” que elas percorrem são as classificações intermediárias da escala de consciência. E o objetivo é fazer com que as pessoas passem das escalas iniciais até o momento da compra.
Exemplo de escala de consciência
Vamos imaginar que você tenha um produto que ajude uma pessoa a emagrecer fazendo exercícios físicos em casa.
Portanto, nos baseando nas classificações anteriores, podemos notar alguns grupos de pessoas que tem um potencial a se tornar possíveis clientes. Então existem os seguintes tipos de pessoas:
- Estão acima do peso, mas não estão “nem aí com isso”.
- Sabem que estão acima do peso, mas não estão avaliando a possibilidade de fazer algo para resolver.
- Estão buscando alguma forma de emagrecer, mas ainda não decidiram qual a melhor forma.
- Já sabem que existe uma forma para emagrecer fazendo exercícios no conforto de casa, mas ainda não decidiram se essa forma é viável a elas.
- Consideram a solução de fazer exercícios físicos em casa e comprarão o seu produto.
Entenda o que é uma jornada de compra
Neste momento, acredito que você já tenha uma boa ideia do que é a escala de consciência.
Portanto, vou explicar a você agora o que é a jornada de compra, que é o que conduz uma pessoa desde o ponto que não tem a consciência do problema até o ponto da compra da sua solução.
A jornada de compra é composta por várias etapas para tratar cada nível da escala de consciência que citamos anteriormente.
Sendo assim, o modelo mais simples e comum que temos da jornada de compra é o que chamamos de AIDA (atenção, interesse, desejo, ação).
Quais são as etapas da jornada de compra (Modelo AIDA)?

O modelo AIDA se baseia no seguinte:
- Você chama a atenção do possível cliente para o problema que ele pode estar enfrentando.
- Você gera o interesse dele em considerar resolver este problema.
- Então, você desperta o desejo dessa pessoa em adquirir a sua solução para tal problema.
- A partir daí, você conduz o cliente para a ação de adquirir o seu produto.
Sendo assim, vou usar o exemplo do curso de exercícios físicos para emagrecimento para ilustrar essas etapas.
Atenção
Você começa a gerar anúncios e conteúdos para mostrar ao público quais os males de se manter acima do peso e os problemas que podem acontecer se isso não for tratado.
Com isso, as pessoas que se encontram nessa situação poderão começar a lhe dar atenção.
Interesse
Você informa as possibilidades de tratamento e dará dicas para resolver esse problema.
Também poderá mostrar os benefícios que a pessoa terá quando ela conseguir atingir o objetivo, que no caso é a perda de peso.
Portanto você conseguirá despertar um interesse nas pessoas em buscar uma solução.
Desejo
A partir daqui, você começa a mostrar a sua solução e mostrar os benefícios de fazer exercícios no conforto de casa, sem precisar ir até uma academia e de forma descomplicada.
Então, as pessoas começarão a desejar saber mais sobre a solução que você tem a oferecer.
Ação
Neste momento, você começará a mostrar que é possível atingir os objetivos se a pessoa adquirir a sua solução.
Você poderá também mostrar casos de sucesso, depoimentos e quebrar as possíveis objeções que as pessoas possam ter sobre a aquisição do seu produto.
Portanto, as pessoas tomarão a ação de realizar a compra da sua solução.
Quais são as etapas de um funil de vendas?

Agora que já esclarecemos o que é a escala de consciência e também como é a jornada de compras, vamos finalmente falar sobre o que é um funil de vendas.
O funil de vendas é o mecanismo que trabalha o seu público através da escala de consciência e o conduz até a compra.
Portanto, o funil de vendas pode ser a peça que está faltando para você conseguir fazer muitas vendas, de forma recorrente.
O funil de vendas pode ser dividido em três partes:
Topo do funil de vendas
O topo de funil é o estágio em que o público toma conhecimento do problema.
Portanto, é o momento que você atrai a atenção do público e desperta o interesse nessa pessoa em continuar consumindo o seu conteúdo.
Então o importante aqui é você trabalhar o seu conteúdo de forma que as pessoas se atentem ao problema e que elas precisam considerar a possibilidade de dar atenção a alguma forma de resolvê-lo.
Meio do funil de vendas
O meio de funil é onde você se comunica com as pessoas que já se deram conta do problema e querem buscar alguma forma para resolvê-lo.
Então é aqui que você captura essa atenção e começa a demonstrar que você possui a forma de ajudá-la a resolver esse problema.
É muito importante nos atentarmos aqui que a melhor forma de conduzi-la para as próximas etapas é mostrando que você tem a intenção de ajudá-la, e não apenas que quer vender algo a todo custo.
Ou seja, se a pessoa notar que você quer empurrar um produto nela, é muito provável que você perca a atenção.
Ao passo que, se transparecer que seu interesse é ajudá-la a resolver o problema, você gera uma relação de confiança com essa pessoa. E isso ajudará ela a considerar a sua oferta.
Fundo do funil de vendas
E por fim, no fundo de funil estão as pessoas que já foram classificadas como “a ponto de receber a oferta”.
Ou seja, neste momento, se o trabalho das outras partes do funil foram feitas corretamente, a pessoa já sabe que tem o problema e também que precisará de ajuda.
E mais do que isso, ela já tem a confiança que você é a pessoa adequada para ajudá-la neste processo.
Portanto, agora é a hora de mostrar a sua oferta e, sempre que possível, também mostrar os depoimentos de outras pessoas que já são seus clientes e que conseguiram superar aquele problema.
Isso reforça muito a oferta, pois é o gatilho mental de prova social. Vamos deixar os gatilhos mentais para um outro artigo.
Enfim, neste momento a pessoa está pronta para efetivamente se tornar um cliente.
Como utilizar um funil de vendas
Agora que você já entendeu o que é um funil de vendas, vamos falar sobre como isso funciona na prática.
Primeiramente você constrói a sua estrutura de topo de funil.
Isso pode ser artigos de blog, conteúdos no YouTube, anúncios, postagens nas redes sociais ou qualquer outro conteúdo voltados ao problema.
Ou seja, o mais importante nessa comunicação é alertar a todos sobre o problema que deve ser combatido.
Dessa forma, você estará atraindo a atenção de muitas pessoas que compartilham deste problema e que se identificam com a mensagem.
O importante é que essa mensagem atraia o maior número de pessoas que sejam público-alvo em potencial para se tornar um cliente.
Quando você atrai a atenção, o próximo passo é oferecer um conteúdo mais direcionado a resolução do problema. É algo mais específico e com muito mais valor agregado.
Normalmente é interessante você disponibilizar algum material gratuito como uma isca-digital.
Ou seja, algo que se possa fazer o download em troca de um contato da pessoa, que pode ser um e-mail, WhatsApp, Telegram, ou outra forma de contato direta.
Quando a pessoa deixa o contato dela para você mandar esse conteúdo, ela já demonstra que está interessada na informação que você tem para passar. Então ela passa ao estágio de meio de funil.
A partir daí, além de entregar o material que você prometeu que enviaria no contato dela, você começa a enviar periodicamente outros assuntos relacionados a resolução do problema, assim como expliquei no tópico sobre o meio de funil.
E conforme a pessoa for se relacionando com as suas mensagens, você vai ganhando a confiança dela, podendo partir para as mensagens de fundo de funil, que são um pouco mais diretas e relacionadas a oferta do produto.
Conclusão
Acredito que neste momento você já entendeu o que é um funil de vendas e, mais do que isso, já sabe da importância na sua estratégia de marketing.
Relembrando o que vimos neste artigo:
- Aprendemos o que é um funil de vendas;
- Falamos sobre escala de consciência;
- Discutimos sobre a jornada de compra e o método AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação);
- Explicamos cada uma das etapas de um funil;
- Falamos o que é necessário analisar para desenvolver um funil de vendas.
Portanto, agora você está apto a criar o funil de vendas de seus produtos para potencializar o seu resultado no marketing digital.
Se você ainda tenha dúvidas sobre este assunto, pode mandar nos comentários que eu terei o maior prazer em ajudá-lo.
Aproveite para mandar, também aqui nos comentários, o que você achou deste artigo e outras sugestões de temas que gostaria de ver aqui no blog.
Tenho também um pedido a você! Se este artigo te ajudou, por favor, compartilhe ele nas suas redes sociais, para que outras pessoas como você também tenham acesso e eu possa ajudá-los a esclarecer o que é um funil de vendas.
Não se esqueça também de se inscrever na nossa Lista VIP, para receber mais conteúdo sobre marketing digital, marketing de afiliados, negócios online e outros assuntos relacionados.
Vou ficando por aqui.
Um grande abraço, e nos vemos no próximo post.
2 respostas